domingo, 5 de abril de 2009

DE QUE SE OCUPAM AS CIÊNCIAS SOCIAIS


Andar, respirar, dormir - são estritamente individuais, que se originam no indivíduo enquanto organismo biológico. Esses tipos de comportamento são estudados pelas Ciências Físicas e Biológicas. Por outro lado, receber salário, fazer greve, casar-se são comportamentos sociais, pois só existem porque existe a sociedade, porque ao longo da História o homem organizou sua vida em grupo. Cabe as Ciências Sociais pesquisar e estudar o comportamento social humano e suas várias formas de organização.
Assim, podemos dizer que as Ciências Sociais são o estudo sistemático do comportamento social do homem. Portanto, o objeto de estudo das Ciências Sociais é o comportamento social humano.
Com o avanço do conhecimento, tornou-se necessária uma divisão das Ciências Sociais em diversas disciplinas, para facilitar a sistematização do estudo e das pesquisas. Essa divisão abrange as seguintes disciplinas:

Sociologia:
Estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. Abrange, portanto, o estudo dos grupos sociais, a divisão da sociedade em camadas, da mobilidade social, dos processos de cooperação, competição e conflito na sociedade etc.

Economia:
Estuda as atividades humanas ligadas à produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços. São fenômenos estudados pela Economia a distribuição de renda num país, a política salarial, a produtividade de uma empresa etc.

Antropologia:
Estuda e pesquisa as semelhanças e diferenças culturais entre os vários agrupamentos humanos, assim como a origem e a evolução das culturas. Atualmente, tem-se preocupado não só com a cultura dos povos pré-letrados, como também com a diversidade cultural existente nas sociedades industriais. São objetos de estudo da Antropologia os tipos de organização familiar, as religiões, a magia, os ritos de iniciação dos jovens, o casamento etc.

Ciência Política:
Estuda a distribuição de poder na sociedade, bem como a formação e o desenvolvimento das diversas formas de governo. É a Ciência Política que estuda, por exemplo, os partidos políticos, os mecanismos eleitorais etc.

Não existe uma divisão nítida entre essas disciplinas. Embora cada uma se ocupe preferencialmente de um aspecto da realidade social, elas complementam umas às outras e atuam freqüentemente juntas para explicar os complexos fenômenos da vida em sociedade.

O objetivo das Ciências Sociais é aumentar o máximo possível o conhecimento sobre o homem e a sociedade, através da investigação científica. As Ciências Sociais cumprem, portanto, um papel fundamental num mundo de mudanças e agitações sociais. Elas nos permitem entender melhor a sociedade em que vivemos e compreender os fatos e processos sociais que nos rodeiam.
(Pérsio Santos de Oliveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário